top of page
cresol.jpg
IPTU 2024 - BANER PORTEL ON LINE.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg
oeste pneus.jpg

Equipamento Papi Tático já está no aeroporto de Santo Ângelo


No final da tarde de quinta-feira (8/12) chegou ao aeroporto Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo, avião da Gol trazendo o Sistema Visual Indicador de Rampa de Aproximação (Papi Tático), equipamento que auxilia pilotos na hora do pouso. O equipamento veio do Campo de Marte, em São Paulo, para Cumbica, em Guarulhos (SP), e de lá para o aeroporto nas Missões.


O aparelho é constituído de quatro caixas e foi alugado pelo governo do Estado na Infraero para viabilizar a operação de aproximação das aeronaves pela cabeceira 30 da pista em Santo Ângelo. Na cabeceira 12, a operação continuará a ser feita pelo equipamento existente, até a compra do Papi definitivo pelo governo do Estado.


Aparelho veio em caixas no voo que decolou do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP

Conforme ofício protocolado nesta semana no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Ministério da Defesa, a Secretaria de Logística e Transportes (Selt) solicitou apoio para a instalação provisória do Papi Tático na cabeceira da pista. Na prática, a solicitação é um trâmite necessário para homologar o equipamento, ou seja, a autorização para a sua utilização.


No ofício encaminhado ao Decea, o secretário da Selt, Luiz Gustavo de Souza, enfatizou que o “pleito se faz necessário devido à restrição de operações a jato na cabeceira 30”. Equipes do Departamento Aeroportuário da Selt (DAP) e gestores da Infraero participarão da instalação do Papi Tático em Santo Ângelo.


Enquanto a secretaria negocia com órgãos federais equipamentos e serviços necessários para a operação com mais segurança no Sepé Tiaraju, o governo do Estado encaminha os procedimentos licitatórios para a compra definitiva do Papi para a modernização completa das operações de voo nas duas cabeceiras da pista do aeroporto. O Edital 0075/2022, que trata da tomada de preços para fornecimento e instalação de equipamentos de auxílio à navegação, foi publicado no dia 5 de dezembro no Diário Oficial do Estado (DOE).


Fonte: Ascom Selt

Foto: Divulgação / Selt


168 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page