top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

Em cinco municípios da região Celeiro, apenas um voto já elege o candidato a prefeito




Embora não seja incomum a ocorrência de candidaturas únicas em pleitos majoritários, como o de prefeito, o TSE tinha, até o início desta semana, o registro de 212 municípios brasileiros – dos 5.569 – com apenas um candidato (e os respectivos vices) concorrendo à chefia do Executivo municipal. Em comparação com as Eleições de 2020, o número de municípios com candidaturas únicas dobrou.


No Rio Grande do Sul, são 43 municípios – do total de 497 – com apenas uma candidatura a prefeito e vice. Tanto em números absolutos quanto na proporção (8,6%), o estado gaúcho lidera esse indicador na comparação com os demais. Na região Celeiro são cinco municípios com apenas um candidato a prefeito: Braga, Crissiumal, Derrubadas, São Martinho e Vista Gaúcha.


Nessas localidades, os eleitores irão se deparar no dia da eleição em 6 de outubro, com a opção de votar em uma única chapa, votar em branco ou anular o voto.


Assim como nos demais casos, nas eleições com candidatura única, será eleito prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, não se considerando, para esse cálculo, os votos em branco ou votos nulos. Ou seja, em tese, basta um voto válido para que o resultado seja proclamado.


Quanto à urna, ela se comporta de forma idêntica aos demais casos, sendo o nome da candidata ou do candidato o único a constar da urna eletrônica.



Fonte: Rádio Alto Uruguai

コメント


bottom of page