BANER PORTELA ONLINE NEGÓCIOS DAQUI.jpg
BANER PORTELA ONLINE 67 ANOS.jpg
redefort supersacolao.jpg
banner p.o.jpg
viatec.png
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
loterica 1000x250 (2).jpg
oeste pneus.jpg
cresol.jpg

Entra no grupo e receba as notícias do Portela Online - Clique aqui

whatsapp-logo-1.png

Congresso derruba veto presidencial e amplia prazo de validade de concursos públicos


O Congresso Nacional derrubou na quinta-feira (17) o veto do presidente Jair Bolsonaro à ampliação da validade de concursos públicos homologados antes da pandemia de coronavírus.


O veto havia impedido a sanção do projeto 1.676/2020, dos deputados federais Batista (PV-DF) e Rejane Dias (PT-PI). Agora, a proposta será promulgada e transformada em lei. O relator do projeto no Senado foi Jaques Wagner (PT-BA).


O texto suspende, até o fim de 2021, os prazos de validade de concursos públicos homologados antes da pandemia. A matéria muda os prazos dos concursos homologados até 20 de março de 2020 – data em que o Brasil reconheceu o estado de calamidade pública devido à crise sanitária – para que comecem a contar apenas a partir de 1º de janeiro de 2022. Isso porque o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus vedou o aumento de despesas com pessoal até o final de 2021, impedindo a nomeação dos candidatos aprovados.


O governo havia alegado que o projeto perdeu o seu objeto, já que o prazo de suspensão proposto transcorreu. “Poderia implicar a aplicação de efeitos retroativos ao restabelecer a vigência de concursos já encerrados e causar insegurança jurídica”, diz a mensagem de veto.


A sessão conjunta semipresencial do Congresso foi conduzida pelo deputado Marcelo Ramos (PSD-AM). Ele apoiou a derrubada do veto, assim como a bancada do governo.


Fonte: Jornal O Sul

Foto: Divulgação


490 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo