A Administração de Barra do Guarita através da Defesa Civil Municipal e Secretarias de Obras e Assistência Social realiza desde o final da tarde deste sábado, 07 de outubro, um trabalho preventivo junto às famílias ribeirinhas do município.
A operação consiste em orientar e remover das casas pessoas nas quais as residências estejam com eminente risco de alagamentos, caso se confirme a previsão da Defesa Civil de Santa Catarina, que o Rio Uruguai pode atingir os 12 ou 13 metros acima do seu nível normal.
O prefeito de Barra do Guarita, Rodrigo Tisott Locatelli, informou à reportagem do MB Notícias que o trabalho seguirá até a madrugada. Cerca de 10 famílias neste primeiro momento necessitaram deixar suas casas e a administração municipal levou algumas para o Centro Comunitário e outras foram para a casa de familiares fora da área de risco. Os pertences dessas famílias estão sendo removidos também, com objetivo de preservá-los.
A água já chega na rua Liberato Salzano, que margeia o Rio Guarita que desagua no Rio Uruguai, indo em direção às casas. "A situação é muito preocupante em Barra do Guarita", afirmou o prefeito Rodrigo.
Locatelli também destacou que foi providenciada alimentação para as pessoas que tiveram que deixar suas casas. O Rio Uruguai segue subindo e atingiu às 23h30 os 9,5 metros acima do nível normal e subindo cerca de 30 centímetros por hora.
Fonte/Redação: MB Notícias
Foto: Rodrigo Tisott Locatelli
Comentários