top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

Com 399 cidades em emergência, RS anuncia força-tarefa para combate à estiagem


No dia em que o Rio Grande do Sul atingiu a marca de 399 cidades com situação de emergência decretada por conta da estiagem, o governo estadual anunciou na segunda-feira (7) a criação, por meio de decreto, de uma força-tarefa para acelerar a abertura de 6 mil microaçudes em cidades gaúchas. Além disso, o Estado deve oferecer verba para perfuração de poços, instalação de caixas d’água, implantação de cisternas e combustível para o transporte de água.


A expectativa do governo é que, em até 10 dias, grande parte das cidades já tenham assinado convênios com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. O estado prevê ainda fazer, no prazo de um mês, a contratação do serviço de perfuração de 750 poços, instalação de caixas d’água e implantação de 500 conjuntos de cisternas nas áreas mais atingidas pela estiagem, no valor total de R$ 107 milhões.


A Secretaria da Agricultura também foi autorizada a apresentar uma proposta de criação de um auxílio emergencial. Um estudo deve ser feito para estipular valores e o número de beneficiários. Além disso, depois de uma solicitação da Famurs, o governo deve oferecer até R$ 20 milhões para custear o combustível usado para o transporte de água destinada aos municípios.


Por fim, nesta terça-feira (8), o governador Eduardo Leite e a secretária da Agricultura, Silvana Covatti, devem se reunir com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em Brasília, para tratar de possíveis ações do governo federal para auxiliar os produtores gaúchos. Além de anistia de financiamentos de crédito rural, ou de parte deles, o estado irá propor a criação de um crédito emergencial por parte do governo federal.


Fonte: G1 RS

Foto: Marcos Benites - MB Notícias

Comments


bottom of page