As fortes chuvas que atingem várias regiões de Santa Catarina já deixaram mortos, desaparecidos e um rastro de destruição. Uma criança de 4 anos é uma das vítimas fatais e um bebê de um ano está desaparecido. Na BR-470, em Indaial, uma cratera interdita os dois sentidos da rodovia (veja situação por região abaixo). A situação mais grave até o momento foi registrada em Rodeio, no Vale do Itajaí. Duas mortes foram registradas e os bombeiros seguem em busca por três desaparecidos. As vítimas são um homem de 30 anos e a criança de 4 anos.
Eles estavam em uma casa na região de Diamantina Pico quando um deslizamento de terra atingiu o imóvel. Um bebê de 1 ano, que também estava no local, segue desaparecido. Veja situação por região
Vale do Itajaí
Duas pessoas morreram e três seguem desaparecidas após as chuvas em Rodeio. Os esforços dos bombeiros são para localizar as vítimas nos bairros Diamantina do Pico e Nova Brasília. A água invadiu casas e deslizamentos de terra atingiram residências. A BR-470 está interditada em Indaial na altura do quilômetro 75,8 após uma cratera abrir. A suspensão do tráfego ocorre desde a 1h da manhã desta quarta. Não há previsão de liberação e filas quilométricas se formam na região.
O temporal também causou estragos em Ascurra, no Médio Vale. A prefeitura informou que 60% da área urbana da cidade foi atingida pela chuva e pelo menos 30% das casas sofreram com alagamentos.
Oeste
Cidades do Oeste também foram afetadas pelas chuvas. Em Xanxerê, uma microexplosão ocorrida na tarde de terça-feira (17), provocou fortes ventos. Parte do prédio de uma empresa desabou durante o temporal. O temporal, com rajadas de vento e chuva, começou por volta das 14h, segundo a Defesa Civil de Xanxerê. As regiões mais afetadas foram os bairros João Winckler, que sofreu danos por conta do vento, e Colatto e Centro, que tiveram alagamentos pontuais.
Norte
Em Rio Negrinho, no Norte catarinense, casas e comércios foram invadidos pela água. O temporal provocou também deslizamento de terra, queda de árvores e muros e ocorrências de enxurrada atendidas pelos bombeiros. Apesar dos estragos, até o momento, não há registro de vítimas.
Lages
Pessoas ficaram ilhadas em Lages depois da chuva que atingiu a cidade na noite de terça. Segundo a Defesa Civil do município, mais de 40 pessoas foram afetadas e o Rio Caraha transbordou causando alagamentos em várias ruas e casa.
SC tem alerta de chuva intensa
A situação das chuvas gera preocupação porque a previsão é que as chuvas sigam nas próximas horas. A Defesa Civil, órgão que monitora as condições climáticas, emitiu alerta para temporais com raios, rajadas de ventos e granizo.
As regiões com risco mais alto são o Alto e Médio Vale do Itajaí, o Litoral e Planalto Norte, Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Fonte: NC Total
Comments