top of page
3ebba40b-56eb-417d-8d38-a31d3cc90688.jpg
oeste pneus.jpg
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

Calorão volta a formar nuvens carregadas com temporais isolados nesta sexta-feira

Novos temporais isolados devem atingir o Rio Grande do Sul no decorrer desta sexta-feira devido a uma massa de ar muito quente, úmida e instável que atua nas latitudes médias da América do Sul e que forma nuvens carregadas na Argentina, Uruguai e no estado gaúcho. O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, mas com períodos de maior nebulosidade em diversas regiões ao longo do dia. A massa de ar excessivamente quente e úmida sobre o estado, entretanto, traz pancadas de chuva no decorrer do período em vários pontos do território gaúcho.

Praticamente todas as regiões do estado tem chance de instabilidade até o fim do dia, mas a chance de chover, embora de forma irregular, é maior em cidades do Oeste, do Centro e do Sul do território gaúcho. Alerta-se que, com a atmosfera superaquecida, é alto o risco de chuva forte isolada e de temporais com probabilidade de vendavais localizados. Alguns vendavais isolados podem ser intensos com queda de árvores, destelhamentos e outros danos.


Segue o calor e intenso com forte abafamento nesta sexta com máximas de 37ºC a 39ºC no Noroeste, nos vales e na Grande Porto Alegre. Haverá ainda vento do quadrante Norte, o que vai contribuir para a sensação de enorme abafamento e o desconforto térmico. Na Serra, a temperatura pode atingir 33ºC a 35ºC em várias cidades.

Já no final da madrugada desta sexta se observava a formação de áreas de instabilidade entre o Centro da Argentina, o Uruguai e o Sul do Rio Grande do Sul com as nuvens mais carregadas sobre o Oeste do território uruguaio e a província argentina de Entre Rios, como mostravam as imagens de satélite.


No decorrer desta sexta-feira, estas áreas de instabilidade avançam pelo Rio Grande do Sul com chuva e temporais isolados. Outras devem se formar sobre o estado devido ao intenso aquecimento diurno com temperaturas por demais elevadas. A convecção gerada pelo calor estimulará nuvens carregadas da tarde para a noite.

Porto Alegre, por exemplo, terá uma sexta-feira de sol e nuvens com momentos de maior nebulosidade. Será outra jornada de temperatura muito alta com máximas à tarde entre 36ºC e 37ºC, eventualmente até 38ºC em alguns pontos, e não se pode descartar chuva ou temporal de verão no fim da tarde ou à noite.


Fonte: MetSul Meteorologia

Foto: Neia Benites/MB Notícias

244 visualizações0 comentário
bottom of page