Balsa encalha e travessia RS/SC fica suspensa por algumas horas em Barra do Guarita
- editorportelaonlin
- 8 de mar. de 2022
- 1 min de leitura

A travessia entre RS e SC, através de Barra do Guarita (RS) e Itapiranga (SC), ficou suspensa por algumas horas, entre a noite de segunda-feira e a madrugada desta terça, provocando filas nos dois lados do rio Uruguai.
A balsa principal acabou encalhando por volta de 21h30min, permanecendo à deriva até após a meia-noite. Condutores que precisavam realizar a travessia entre as duas margens ficaram mais de duas horas aguardando a normalização do serviço.
Por volta de 23h30min, a empresa que detém a concessão do serviço colocou uma balsa reserva para continuar o transporte. Lanchas também tiveram de ser acionadas para retirar os motoristas e demais ocupantes de veículos que estavam sobre a balsa que encalhou. Os carros permaneceriam sobre a balsa, até esta ser rebocada.
Entre os motivos para que a balsa encalhasse, está o baixíssimo nível do rio Uruguai (que é perceptível de longe, com as pedras que permanecem à vista) e que piora com a retenção de água na usina Foz do Chapecó.
Também colaborou para que os problemas acontecessem, a forte ventania do momento, que arrastou a balsa rio acima, para fora do canal onde habitualmente transita.

Fonte: Rádio Rádio Alto Uruguai
Fotos: Ouvintes Rádio Alto Uruguai
Comments