top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

Avanço de nova massa de ar polar pode causar neve no RS neste final de semana




Uma nova massa de ar frio de origem polar avança com intensidade sobre a Argentina e causará mais episódios de frio no Rio Grande do Sul. Diferentemente do último final de semana, os municípios gaúchos não devem registrar temperatura negativa generalizada. Em compensação, o fenômeno pode causar neve ou chuva congelada nas regiões mais altas da serra gaúcha no sábado (6) e no domingo (7).


— No fim de semana teremos chuva, possibilidade de algum tipo de precipitação invernal e geada — garante Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo. Ela ressalta, ainda, que o termo precipitação invernal é utilizado para definir fenômenos como neve, chuva congelada ou chuva congelante.


Josélia garante que é impossível saber com antecedência qual será o tipo de precipitação invernal que deverá ser registrada no Rio Grande do Sul. Ela afirma que há possibilidade de acontecer mais de um fenômeno ao mesmo tempo. Os municípios podem registrar chuva líquida primeiro e, à medida que a temperatura reduza, chuva congelada ou neve.


A nova frente fria que avança sobre o Estado deverá trazer muita umidade. Essa combinação de frio com umidade pode causar precipitações invernais nas regiões mais altas da Serra, em municípios como São José dos Ausentes, Vacaria e Bom Jesus, por exemplo.


Em 2021, quando neve foi registrada na região, moradores e visitantes de cidades como Gramado, Canela e São Francisco de Paula puderam aproveitar o evento climático para fotos e brincadeiras.


— No sul do Rio Grande do Sul, o frio será intenso e o céu deverá ficar com poucas nuvens no fim de semana. Por isso, há condições para formação de geada em regiões como a Campanha, Uruguaiana. Geada não tem nada a ver com neve ou chuva congelada, não é uma precipitação — acrescenta a meteorologista.



Fonte: GauchaZH

Comments


bottom of page