Uma frente quente se organiza entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul com chuva e temporais isolados com potencial de granizo e vento forte isolado. O sistema frontal quente se forma com o avanço de ar mais quente a partir do Norte da Argentina e o Paraguai que, ao encontrar uma massa de ar mais frio ao Sul, forma nuvens carregadas entre o território gaúcho e o Uruguai.
O ar quente é trazido por uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera que se origina na Bolívia e no Centro-Oeste do Brasil. A temperatura superou a marca dos 30ºC na tarde de hoje no Noroeste gaúcho.
O avanço do ar quente sobre a massa de ar mais frio formou nuvens carregadas ao longo desta terça no Oeste, no Centro e no Sul gaúcho. No interior do Alegrete, na área do Rincão São Miguel, caiu granizo.
Já no Noroeste e no Norte do estado, sob influência do ar seco e quente, o tempo permaneceu aberto, o que favoreceu a elevação da temperatura com a tarde quente.
FRENTE FRIA AVANÇA NA QUINTA
A frente quente deve se converter em frente fria ao avançar pelo Rio Grande do Sul no decorrer da quinta-feira. O estado terá muitas nuvens, mas o sol chega a aparecer com nuvens, vento Norte e ar quente no Norte e no Nordeste gaúcho antes da virada do tempo.
Com o avanço da frente, a chuva será generalizada. A atuação de uma área de baixa pressão sobre o território gaúcho reforça o risco de temporais isolados de vento forte e granizo.
Fonte: Metsul Meteorologia
Foto: reprodução
Comments