top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

Adolescente suspeito de planejar ataque a escola no Litoral Norte Gaúcho é apreendido


Um adolescente de 14 anos foi apreendido na noite desta terça-feira (11) por suspeita de envolvimento no planejamento de um possível ataque a uma escola no município de Maquiné, no Litoral Norte.


Policiais chegaram a ele a partir da apreensão, anteriormente, de um adolescente no Paraná pelas polícias Civil e Federal. Segundo a Polícia Civil e a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, eles teriam ligação. O gaúcho estaria sendo orientado pelo paranaense a atacar uma escola nesta semana.


Integrantes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil e do 8º Batalhão da BM, do Litoral, cumpriram mandado de busca da casa onde o adolescente estava com os pais, que foram conduzidos para prestar depoimento na delegacia de Osório. A polícia encontrou bandeiras e fotos nazistas e fascistas, imagens de Adolf Hitler e Benito Mussolini, simulacro de arma de fogo, facas, canivetes, fardas camufladas e capacetes.


Segundo o diretor do Grupamento de Operações Especiais da Core, delegado Marco Antônio de Souza, todo o material recolhido será periciado e as eventuais provas obtidas até agora indicariam que o ataque seria realizado na quarta-feira (12), o que ainda deve ser confirmado:

— Foi uma ação preventiva, mas temos provas de que iria ocorrer mesmo e que seria amanhã, na escola em que o adolescente estuda.


Diretor da Core, o delegado Bolívar Llantada explica que uma força-tarefa foi montada rapidamente, a partir da apreensão do paranaense, e que, enquanto um grupo planejava a ação de prevenção, outro obteve autorização judicial para cumprir mandado de busca na casa do suspeito gaúcho.


A investigação busca descobrir se o possível ataque planejado para Maquiné teria ligação com outros no Brasil e com grupos neonazistas.


Fonte: GZH

Foto: Polícia Civil / Divulgação


Comments


bottom of page