top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar resgata um Gambá-de-orelha-branca em Frederico Westphalen


Nessa quinta-feira (04/04), a equipe, do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), resgatou um Gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris), no município de Frederico Westphalen.


Um morador do Bairro Santo Inácio, acionou a PATRAM, pois um Gambá havia invadido o pátio de sua residência. Os policiais militares chegaram no local e avistaram o animal silvestre dentro de um cesto.


O Gambá foi resgatado e, após avaliação, verificou-se que o animal não apresentava lesões ou ferimentos, sendo reinserido em seu habitat natural.


🦨 O gambá-de-orelha-branca é um mamífero marsupial da nossa fauna nativa! A fêmea possui uma “bolsa” onde os filhotes permanecem por 4 meses até completar seu desenvolvimento. Após esse período, os filhotes se agarram ao dorso da mãe até ficarem independentes. Habitam florestas, formações arbustivas e campestres, sendo relativamente adaptados às formações urbanas.


São excelentes escaladores, podendo ser vistos no alto das árvores, assim como utilizando os forros das residências como tocas. Andam geralmente solitários, e possuem hábitos noturnos. Auxiliam no controle de vetores de doenças e de animais peçonhentos, graças à imunidade que o gambá tem ao veneno. O gambá é um animal tranqüilo e não oferece risco à saúde humana!


Apesar disso, tem dentes afiados e, ao ser tocado, irá tentar se defender mordendo. Por isso, evite manuseá-lo.

Comando Ambiental: o Braço Verde da Brigada Militar

Edição: Comunicação Social 3º BABM

Fotos: 3º BABM

Comments


bottom of page