Imagem Layout
Página InicialImagem Layout
Publicidade

Imagem Layout Contato Quem Somos Anuncie Mais Guia de Rodoviárias Rádios Online Blogs Online Notícias Fotos das Festas Classificados Página Inicial Agenda de Eventos
Publicidade

Vista Gaúcha decreta Situação de Emergência devido à crise na suinocultura
GERAL | 05/07/2012 | 09:03
Sandro Medeiros | noticias@portelaonline.com.br
Visualizações
  entre 2001 e 3000

Foto meramente ilustrativa / Foto: Google Imagens
O Prefeito de Vista Gaúcha, Claudemir Locatelli decretou por 90 dias na quarta-feira, 4 de julho, Situação de Emergência no município provocado pela crise na atividade de suinícola.

Conforme o decreto os prejuízos na agropecuária e na pecuária são de R$ 10.923.000,00, provocados em decorrência da estiagem prolongada e que afetaram diretamente na produção de grãos e insumos para a suinocultura entre outros fatores.

No município de Vista Gaúcha existem 122 produtores que totalizam produção de 84.000 suínos por ano, segundo a assessoria de imprensa do município.

Cópia do Decreto:

DECRETO EXECUTIVO N.° 063/ 2012, DE 04 DE JULHO DE 2012.

DECLARA EM SITUAÇÃO ANORMAL, CARACTERIZADA COMO SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA, NO MUNICÍPIO DE VISTA GAÚCHA,RS, PROVOCADA PELA CRISE NA ATIVIDADE SUINICOLA.

Engº Agrº Claudemir José Locatelli, Prefeito Municipal de Vista Gaúcha, Estado do Rio Grande do Sul, no uso das atribuições legais conferidas pela Lei Orgânica do Município e pelo § 1º do Art. 7 do Decreto Federal n° 7.257, de 04 de agosto de 2010 c/c a Lei 12.340, de 01 de dezembro de 2010 e pela Resolução n° 3 do Conselho Nacional de Defesa Civil.

CONSIDERANDO QUE:

- a estiagem prolongada, provocada pela redução das precipitações pluviométricas, que se arrasta por longos meses, no Município de Vista Gaúcha, conforme Decretos n° 006/2012 de 10 de Janeiro de 2012.

- os danos e prejuízos decorrentes da estiagem, que afetaram diretamente a produção de grãos e insumos para a suinocultura;

- a suinocultura constitui-se em uma das principais atividades econômicas do Município, que representa uma receita superior a 60% da receita total, bem como o setor de agropecuária representa 85% da receita total;

- os altos custos de produção, especialmente dos insumos como o milho e o farelo de soja, aliado ao baixo valor pago aos produtores pelas agroindústrias, o que acarretam e acumulam enormes prejuízos para o segmento;

- o iminente abandono da atividade e conseqüente aumento da evasão rural, gerando acréscimos na demanda social;

- que a instalação da crise na suinocultura poderá desencadear alto grau de vulnerabilidade sócio econômica da população que atua na suinocultura, bem como graves problemas de ordem econômica no Município.

- que o preço pago por quilo de suíno produzido relacionado ao custo da produção, representa um prejuízo superior a R$ 0,80 (oitenta centavos) e, em conseqüência há aumento no endividamento dos suinocultores, podendo inviabilizar a atividade e ocasionar cada vez mais falências do produtor e consequentemente venda de propriedades rurais;

- a necessidade de uma solução imediata, sob pena de inviabilizar diversas propriedades e, consequentemente, prejudicar consideravelmente a economia local;

- a reivindicação de lideranças do segmento em reuniões realizadas;

- a orientação da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS

- a recomendação da Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC, constante na Ata 03/2012, que avaliou e quantificou a situação, de acordo com a Resolução n° 3/1999, do CONDEC.

DECRETA:

Art. 1o Fica declarada a existência de situação anormal provocada pela crise na atividade suinícola, caracterizada como Situação de Emergência.

Art. 2o As atividades serão coordenadas pela Secretaria da Administração.

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, devendo viger por um prazo de 90 (noventa) dias.

Parágrafo único. O prazo de vigência deste Decreto pode ser prorrogado até completar um máximo de 180 dias.

Gabinete do Prefeito Municipal de Vista Gaúcha - RS, em 04 de julho de 2012.
Engº Agrº Claudemir José Locatelli
Prefeito Municipal

Registre-se e publique-se
Em 04/07/2012.

Compartilhar Compartilhar no Twitter Compartilhar no Orkut Compartilhar no Facebook Compartilhar por Email
Instale o aplicativo android do Portela Online



Publicidade
 Comentários - Os comentários aqui postados não representam a opinião do site!
12 - Ana - Tenente Portela/RS - (10/07/2012 às 13:10)
Além disso, o setor leiteiro sofreu uma quebra muito significativa, em que muitos produtores tiveram prejuízo da mesma forma. E pq não foi decretada situação de emergência? o rendimento p município pode não ser o mesmo q da suinocultura, mas e os produtores como ficam?
11 - Ana - Tenente Portela/RS - (10/07/2012 às 13:07)
A crise é geral e está afetando o país. O que se questiona, é que em VG, há uma grande disparidade entre o valor pago por uma empresa local, comparado ao que é pago por outras do mesmo setor.
Isso é falta de gestão.
10 - Renato - Tenente Portela/RS - (09/07/2012 às 09:43)
Se é Marketing político, parabéns ao marqueteiro, pois até manifestação em Brasilia arrumou, com o decreto (modo ironia).....kkkkk....incrível como as pessoas atrasadas arrumam conversa e desculpa pra tudo...o setor indo pro fundo do poço, e junto um monte de famílias....
9 - Andre Lopes - Tenente Portela/RS - (06/07/2012 às 10:05)
Não quero me referir a nenhum político em especial mas é incrível como tem gente que desculpa tudo e qualquer coisa:se o cara abaixar as calças no centro da cidade e deixar um monte de m. tem uns que vão dizer "que linda escultura parabéns!!"srsrsrs...
8 - Pedro - Tenente Portela/RS - (06/07/2012 às 09:33)
Tem gente pra tudo neste meu brasil brasileiro...é só arrumar um bom administrador que espanta qualquer crise de mau administradores...ovelha nao é pra mato meus amigos..
7 - Luiz - Tenente Portela/RS - (06/07/2012 às 08:51)
Em atenção ao comentário do Léo - 05/07, 10:49 informo que em Vista Gaúcha foi resolvido o problema de ÁGUA POTÁVEL para a população, bem diferente de não ter água pra suíno!!
6 - Pedro - Vista Gaúcha/RS - (05/07/2012 às 15:47)
Para quem acha q é marketing politico"pesquise sobre a crise da suinocultura no brasil" com certeza ira se surpreender com o tamanho do prejuizo q esta causando. Quem não se preocupa com isso não tem o minimo de humildade. Ó Deus quanto egoismo!
5 - João - Vista Gaúcha/RS - (05/07/2012 às 15:39)
Infelizmente algumas pessoas estão misturando as coisas! por maldade me confundindo política e crise do setor e ainda gente daqui querendo tirar "casquinha".Falam em maldade e piada... q besteirada... aq em VG o povo tem água de qualidade pra beber! já ouviram falar em São Pedro??? dor de cotovelo??
4 - Maria - Vista Gaúcha/RS - (05/07/2012 às 14:14)
Quanta maldade no coração das pessoas...
A crise no setor da Suinocultura é Nacional...
Marketing politico, ele não precisa disso.A retomada do desenvolvimento do Municipio de Vista Gaúcha fala por si só.
3 - luis - Tenente Portela/RS - (05/07/2012 às 13:19)
ahahahahaha.........que piada. isto chama-se legislar em cuasa própria.
Gostaria de saber o que os parceiros que produzem, trabalham no dia a dia, investem.....vão ganhar com isso.
2 - léo - Vista Gaúcha/RS - (05/07/2012 às 10:49)
Como assim estiagem prolongada? algumas semanas atrás lí aqui mesmo no PO que Vista Gaúcha éra exemplo de municipio que superou os efeitos da seca... marketing politico mal elaborado hem.
Está clara a intenção do mandatário.
1 - jorge - Vista Gaúcha/RS - (05/07/2012 às 09:16)
Aham, sei
Comentários (12)
 Enviar Comentário
Antes de enviar um comentário leia atentamente os termos de uso. Comentários que não estiverem de acordo com os termos não serão publicados.
Nome (Identificação necessária):


Email (não será divulgado):


Estado:

Cidade:
*


Comentario:

Máximo de 300 caracteres

ATENÇÃO: Por motivos de segurança o IP de seu computador será enviado juntamente com o seu comentário.

Captcha Digite os caracteres:

Captcha Gerar nova imagem
com os Termos de Uso dos Comentários



 


Publicidade Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Portal melhor visualizado em 1024x768 ou superior.
Mantenha seu navegador atualizado para maior compatibilidade e segurança.
Download FirefoxDownload Google ChromeDownload Internet ExplorerDownload OperaDownload safari
© 2010 - Portela Online - Todos os Direitos Reservados.